top of page

coffee

coffee
arabica e rubusta cafe.jpg

Café é uma bebida produzida a partir dos graus torrados do fruto do cafeeiro, o café é servido quente ou também frio. O café é um estimulante por possuir cafeina geralmente 80 a 140 mg para cada 207 ml dependendo do método de preparação.

 

Existem dois tipos de café: café Arábica e café Robusta.

Café Arábica (70%) é uma espécie de café natural da Etiópia, uma das primeiras espécies de café a ser cultivada. A espécie coffea Arábicas produz café de qualidades, finos e requintados, e possui aromas intensos e os mais diversos sabores, com inúmeras variações de corpo de acidez.

Os tipos de cafés arábicos são: Café bourbon , café kona , café catuaí, café acaiá.

 

Café robusto (30%) é conhecido por Conilon, o café com este tipo de grão tem uma concentração de cafeína bem maior, ou seja, ele é perfeito para pessoas que gostam de um sabor amargo.

​

​

​

MISTURA DE CAFÉ

Requer a combinação de grãos que se complementem, com características que realcem o produto final.

​

​

​

História e origem do café

O café é uma planta que tem a sua origem no continente africano, em região da Etiópia. Estima-se que a região da Cafa, na Etiópia é quem originou o nome de Café. Reza a lenda, um pequeno pastor começou a perceber que suas cabras ficavam diferentes (alteradas) quando comiam determinada folhagem (que era a planta de café).

Saindo da  Etiópia e indo Saindo da Etiópia e indo directamente para a Arábia,  já que a planta era considerada milagrosa e tinha um papel social muito importante, devido ao seu uso medicinal utilizado na época, para cuidar e curar vários males. Saindo da Arábia, o café foi  levado directamente para o Egipto, ainda no século XVI e um pouco mais tarde, chegou a Turquia.

A primeira cafetaria do mundo

O café foi levado até Constantinopla pelo Império Otomano, local onde foi fundada a primeira cafetaria do mundo.

 

A fertilidade de Java

O café torrado, tal como o conhecemos hoje, surgiu por volta do séc. XVI. Por esta altura, os mercadores holandeses aperceberam-se do seu potencial comercial e convenceram o seu governo a plantá-lo em Java, quando a ilha estava sob domínio holandês. A qualidade do sol e as excelentes condições climatéricas produziam colheitas abundantes que iam respondendo à crescente procura.

A chegada à Europa

No século XIV antes de chegar ao continente europeu, o café era chamado de “vinho da Arábia”, por ser apelidado pelos árabes de “qahwa” que significa “vinho”.  A introdução na Europa do café aconteceu em Veneza, onde foi inaugurado o primeiro café público em 1645 (“Café Florian”). Mais tarde, em 1659, chegou a França, expandindo-se rapidamente em grande escala o seu consumo. 

​

 

Os maiores produtores de café do mundo( as fontes do café do mundo)

- O Brasil, produz 22.5 milhões de sacos de café por ano

-  Vietname produz 30,4 milhões de sacas de 60 kg em comparação com os dos anos anteriores.

- A Colômbia produz 10.5 de sacos de café por ano .

Laptop & Coffee
cafeeirop.jpg

Processo de produção do café

A planta de café

-Família: Rubiáceas (jasmim, gardénia, etc.)

            - Habitat ideal: regiões tropicais e equatoriais, clima quente e húmido, tem a temperatura dos 15aos 30ºc

Altura da planta: As plantas podem crescer até 12m, mas as plantas de cultivo são podadas quando atingem 2-3m para facilitar a colheita.

Duração da vida da planta:20 á 30 anos

Rendimento anual por planta: aproximadamente 900g (1.9) de café verde

Fruto (parecido a uma cereja também conhecido como tal passa da cor verde a vermelha ou a amarela quando esta maduro.

O cultivo é um café que pode ter até duas floração por ano, apos a época da chuva frequentemente as bagas surgem após 7 a 8 meses depois da floração, a planta pode manter-se 15 anos produtivas fornecendo cerca de 400 a 2200g de café verde.

Colheita

Colheita selectiva (PICKING) é um processo manual em que o trabalhador vai passando de planta a planta escolhendo apenas as bagas vermelhas e brilhantes já maduras, a qualidade do café verde é excelente  

 

Colheita indiferenciada (STRIPPING) é um processo que pode ser manual como mecânico em que as bagas são escolhidas ao mesmo tempo sem a selecção das bagas.

colheita mecanizadas  é um processo que é feito com maquinas as maquinas que recolhe os frutos mas destruindo todo.

​

Torrefacção_ é um processo que se diz respeito a secagem  dos grãos de café de uma forma que estabelece os seus aromas e um sabor final e são aquecidos entre 180 e 240º.

 

Tecnoligia do café : Seca e Húmida.

​

Sendo a seca que é secado directamente do sol e tem os melhores aromas.

 

E húmido é colocado na água para fazer a separação das boas bagas e levado a seca. A via húmida exige maiores investimentos e cuidados. Todavia, este método ajuda a preservar as qualidades intrínsecas dos grãos de café, originando menos desperdícios. A principal característica deste método consiste no facto da polpa ser extraída logo após a colheita das cerejas, não permitindo que estas sequem como acontece no outro método.

 

O nível de moagem do café em pó é crucial para o sabor, aroma e qualidade do café. Compre ou moa o café em casa de acordo com a sua preferência: uma moagem fina proporciona mais sabor e aroma, mas também poderá tornar o café mais amargo. Uma moagem mais grossa proporciona uma bebida mais suave.

​

​

Variedades do café– Diferentes processos de extracção do café/ Bebidas

 

Alguns exemplos de café:

​

 Expresso ou expresso: café feito com uma moagem bem fina extraído através da pressão de uma máquina de café adequada, usando água muito quente.

​

Restrito ou café curto: é um café expresso tirado com menos água, ficando com um sabor mais forte que um expresso normal.

 

Longo ou café longo: é um café expresso obtido através da passagem do dobro da água através do pó do café.

 

Americano: o café americano é feito adicionando água a café expresso extraído. Dependendo do tamanho, pode levar um ou mais cafés expressos. Neste café, e ao contrário do café de saco, a água não fica a passar pelo pó de café até encher a caneca.

Café de saco - drippe: a água passa por um saco com pó de café até este ficar preparado. Este tipo de café não tem o creme típico do expresso.

 

Cappuccino: feito de partes iguais de café expresso, leite a ferver, espuma de leite, e um pouco de açúcar.

 

Latte: é um café expresso misturado com leite quente e coberto com um pouco de espuma de leite, usualmente servido num copo de vidro.

 

Macchiato: são 4 partes de café expresso, uma parte de leite condensado e um shot de espuma de leite por cima. Usualmente é servido numa pequena chávena de vidro.

 

Mocha: é um café expresso com chocolate quente, coberto com espuma de leite, e frequentemente servido num copo.

​

​

Exportação do café pelo mundo

 

O brasil foi o maior produtor e exportador do café pelo mundo, o café do brasil faz muito sucesso no mundo inteiro as sacas do produto e muito elevada.

​

Café perfeito

 

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

​

Faça parte da nossa lista de emails

Faça parte da nossa lista de emails

bottom of page